SAIBA TUDO SOBRE A DIETA CETOGÊNICA

DIETA CETOGÊNICA

A dieta cetogênica é quando a ingestão de carboidrato diminui quase que drasticamente, dando assim preferência para os alimentos ricos em gordura boa.

dieta cetogenica

Quer saber como seguir a dieta cetogênica? Então confira este artigo exclusivo que preparamos pra você!

Apesar de boa parte das pessoas utilizarem a essa dieta com o objetivo de perder peso, pois de fato ela ajuda a emagrecer,  é também um excelente caminho para ter um estilo de vida saudável.

O grande objetivo dessa dieta é realizar uma alimentação onde o foco seja concentrado no consumo de gorduras boas e proteínas, deixando um pouco de lado os carboidratos.

É possível emagrecer com a dieta cetogênica?  

Sim. Isso porque, ao reduzir o consumo de carboidratos e ingerir mais gorduras e proteínas, o corpo passa a trabalhar de forma mais intensa. O metabolismo é acelerado e o organismo passa a buscar energia nas gorduras acumuladas. O resultado é uma perda de peso bastante significativa e saudável.

Para seguir corretamente uma dieta cetogênica, assim como qualquer outro tipo de dieta, o correto é fazer uma avaliação com um nutricionista ou um médico nutrólogo, para que possa ser avaliado primeira a sua saúde, e só assim dar inicio a dieta.

Na dieta cetogênica, a alimentação costuma ser composta por apenas 15% de carboidratos, 0% de gorduras e 30% de proteínas.

Infelizmente, hoje a nossa sociedade está engordando cada vez mais, simplesmente porque nos alimentamos de forma errada. Na realidade, a maioria dos alimentos que consumimos no dia a dia é composta por carboidratos.

É por isso que muitos acabam acumulando gordura no abdômen, porque ao ingerirmos carboidratos simples, eles são facilmente absorvidos pelo organismo, aumentam o nível de açúcar nos sangue e em seguida se transformam em gorduras.

É um circulo vicioso que está aumentando os índices de doenças cardiovasculares, diabetes  entre outras.

Esta dieta existe há quase 10 anos, dentro das principais universidades americanas. Além de ajudar no emagrecimento, ela tem ajudado pacientes no controle do câncer, assim como é uma ótima dieta para controlar quem sofre de ataques epiléticos.

Além disso, ajuda na melhora da performance de atletas e proporcionando muito mais energia para o dia a dia.

O que comer na dieta cetogênica

Bem vamos as dicas, como o café da manhã é uma das refeições mais importantes, muitos que seguem a dieta cetogênica já começam o dia consumindo ovos mexidos, com óleo de coco ou manteiga.

dieta cetogenica

Você pode temperar do jeito que preferir e acompanhar com uma xícara de café sem açúcar, ou algum chá de sua preferência.

No almoço, muita proteína e gorduras boas, como peixes, salmão, sardinha, alface, legumes, etc. Nada de arroz e macarrão, lembrando que a dieta cetogênica tem o objetivo de reduzir o consumo de carboidratos.

No jantar, você pode optar por comer filé de frango grelhado, ou salmão e uma maçã depois da refeição.

Comprovada cientificamente

O lado positivo de seguir a dieta cetogênica é que diversos estudos e pesquisas cientificas já foram realizadas e comprovaram a sua eficácia tanto no emagrecimento, como no controle de doenças.

Quando um indivíduo começa a fazer a dieta , o corpo entra em um estado metabólico, conhecido como cetose.

Com essa alteração do metabolismo, o organismo passa a agir de forma mais eficiente, usando a gordura como a principal fonte de energia. Seu corpo se transforma num verdadeiro queimador de gordura.

Diferentes tipos de dieta cetogênica

  • Standard Ketogenic Diet (SKD ou Dieta Cetogênica Padrão)

A dieta cetogênica padrão, uma das mais utilizadas é baixa em carboidratos, moderada em proteína e alta em gordura. A proporção de macronutrientes costuma ser de 75% gordura, 20% proteína e 5% de carboidratos. Ideal para quem quer iniciar.

  • Targeted Ketogenic Diet (TKD ou Dieta Cetogênica Focada)

Já a Targeted Ketogenic Diet ou Dieta Cetogênica Focada, é um tipo de dieta que permite o consumo de carboidratos um pouco antes e depois dos treinos. Essa é ideal para quem se sente mais fraco durante os treinos e precisa daquela energia dos carbos.

  • Cyclical Ketogenic Diet (CKD ou Dieta Cetogênica Cíclica)

A Dieta Cetogênica Cíclica inclui dias de “refeed”, ou recarga de carboidratos. Normalmente são 5 dias em DC e 2 dias de alto consumo de carboidratos.

  • Dieta Cetogênica de Alta Proteína

Já a Dieta Cetogênica de Alta Proteína é muito similar com a Dieta Cetogênica Padrão, porém tem foco maior no consumo de proteínas.

A proporção normalmente fica em 60% gordura, 35% proteína e 5% de carboidratos.

De acordo com dados, grande parte dos estudos científicos realizados foram feito somente para a dieta cetogênica padrão e para a dieta cetogênica de alta proteína, embora a dieta cetogênica cíclica seja bem popular entre os atletas.

É muito importante ressaltar que esta Dieta, precisa de uma acompanhamento médico, porque ela de fato muda o funcionamento do organismo. Por isso, é essencial ter esse acompanhamento profissional para que o possa ser realizados  exames, avaliações e analises de como a Dieta Cetogênica está agindo no seu corpo.

A Dieta Cetogênica proporciona benefícios primordiais, inclusive no combate a doenças.

O que devo comprar para começar a Dieta Cetogênica

  • Ovos
  • Coco
  • Leite de coco (caseiro)
  • Óleo de cocodieta cetogenica
  • Abacate
  • Azeite de oliva
  • Manteiga de leite (aquelas bem amarelas)
  • Carnes vermelhas
  • Peixes
  • Carnes de porco
  • Banha de porco para o preparo dos alimentos
  • Torresmo
  • Bacon
  • Amendoins
  • Castanha do para
  • Castanha do caju
  • Legumes e verdura (menos batatas, mandioca, etc)
  • Folhas à vontade
  • Semente de linhaça
  • Semente de chia
  • Queijos (parmesão, prato, cheddar, catupiry)
  • Creme de leite

Viu, como a lista de alimentos da Dieta Cetogênica é variada? Quem imaginou poder comer queijos à vontade, não é mesmo? Por isso, fique atento sempre aos rótulos dos alimentos para verificar se não têm carboidratos escondidos, pois isso vai comprometer a sua dieta, quebrando a cetose.

Beba muita água

Essa dica é válida não somente para quem vai fazer a Dieta Cetogênica, ou qualquer outro tipo de dieta. Isso porque nosso rim precisa ser estimulado e funcionar corretamente eliminando assim as toxinas.

Dieta Cetogênica serve para todas as pessoas?

Apesar da Dieta Cetogênica ter diversos benefícios que você pode comprovar ao longo deste artigo, ela infelizmente não é indicada para todos.

Por isso, antes de fazer a dieta, é necessário procurar uma avaliação profissional. Sem dúvida, a dieta cetônica funciona muito bem para pessoas obesas, diabéticas ou todas as pessoas que estão querendo acelerar e melhorar o metabolismo.

No entanto, a Dieta Cetogênica não é ideal para quem treina e se exercita com frequência ou quem está procurando hipertrofia.

E não existe milagre, pois nenhuma dieta tem um funcionamento de apenas duas semanas. Para que o seu corpo tenha os resultados, é preciso manter a dieta por um bom tempo, tendo como um estilo de vida.

Leia também sobre a Dieta Low Carb

Portanto não deixe de ter uma avaliação médica, porque o mais importante de tudo é manter a sua saúde em dia.

Acompanhe também 👉 DICAS COMO FAZER

Receba em seu e-mail, dicas fatais para emagrecer rapidamente....

Deixe seu comentário, é importante para nós

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.