COMO CONTROLAR O DIABETES

COMO CONTROLAR O DIABETES

Muito do nosso estilo de vida acaba influenciando a nossa saúde como um todo. Neste artigo, vamos falar sobre como controlar o diabetes. Quer saber mais? Então leia tudo até o final.

como controlar o diabetes

 

Infelizmente, quando a doença é diagnosticada, ela não tem cura e cabe ao paciente realizar um controle para manter os níveis e açúcar normalizado.

A doença acontece quando existe uma elevação da glicose na corrente sanguínea, sendo que isso ocorre devido aos alimentos que ingerimos e que acabam se transformando em açúcar.

É por isso que, quem quer se manter livre da doença ou saber como controlar o diabetes, precisa mudar seus hábitos e estilo de vida. Saber escolher a alimentação e ter uma prática de atividade física é o caminho ideal para controlar a doença.

Para quem não sabe, nossos tecidos utilizam o açúcar que ingerimos como fonte de energia, sendo que a utilização depende da presença de insulina, que é uma substância produzida nas células presentes no pâncreas.

O órgão principal nesse trabalho sobre como controlar o diabetes são nossos rins. A doença causa um déficit nutricional e o organismo deve eliminar todo o excesso de açúcar utilizando os rins, através da urina.

Por isso, é bastante comum as pessoas que sofrem de diabetes sentirem vontade de urinar o tempo todo, principalmente as que sofrem com diabetes do tipo 1 ou 2. É uma espécie de efeito diurético e que gera uma perda muito ruim dos nutrientes.

Apesar da aplicação de insulina, utilizada como tratamento, dependendo do grau da doença, a grande maioria das pessoas podem e devem controlar o diabetes através de uma mudança radical no estilo de vida.

O ideal é procurar sempre realizar exames para conferir a sua saúde, pelo menos uma vez ao ano, ou se conseguir, de seis em seis meses. Isso é uma garantia de você acompanhar como está a sua saúde, antes que seja muito tarde.

Praticar atividades físicas e comer alimentos naturais são outra dicas essenciais para ficar longe das doenças . E para quem já sofre com a ela, existem alguns alimentos para fazer o controle da mesma.

como controlar o diabetes

Vamos conferir alguns desses alimentos agora:

  •  Amendoim

Além de ser saboroso e uma excelente opção de petisco, o amendoim tem baixo índice glicêmico e ajuda na prevenção da diabetes. Por isso, coma de vez em quando na semana para controlar o diabetes.

  • Azeite de oliva

Ele é ótimo para utilizar na preparação das mais variadas refeições e ainda é uma gordura muito boa, pois possui antioxidantes. Além disso, o azeite de oliva ajuda a combater não só o diabetes mas também o colesterol.

  • Abacate

Ele tem sido o queridinho dos atletas e de quem pratica academia, pois tem excelente fonte de gordura boa. O abacate ajuda a controlar a doença, por ser um alimento que  praticamente não contém glicose e também é rico na gordura que aumenta o bom colesterol, é  bastante indicado para quem sofre com a doença.

  • Aveia

Além de ajudar a emagrecer, a aveia contém uma ótima quantidade de fibras que ajuda a estabilizar o nível de glicose no sangue, além de controlar doenças do coração e proporcionar mais energia no dia a dia. A Aveia proporciona um bom funcionamento do intestino.

  • Peixes

Dentre os demais tipos de carne, o peixe devido aos seus nutrientes e as quantidades excelentes de ômega 3, é  ideal  para serem incluído em uma Dieta para quem tem diabetes.

Por isso, comece já a fazer pequenas substituições em sua dieta e prefira os peixes, que são mais saudáveis.

  • Limão

O limão é um daqueles alimentos do bem, pois além de ser bom para diversas coisas, inclusive emagrecer e manter saudável a sua saúde, ele é muito rico em ácido cítrico e ácido ascórbico, que evita possíveis hemorragias. Também possui ácido nicotínico que protege as artérias e previne problemas cardiovasculares.

  • Coco

O coco é rico em ácidos graxos e ácido láurico e é uma ótima opção para o lanche da tarde. Se preferir, você pode optar por beber a água de coco natural. Nada de tomar água de coco industrializada.

O coco tem substâncias que atuam na nutrição das células intestinais, enriquecendo a imunidade. Ajuda a reduzir inflamações ao ser combinado com outras frutas ou carboidratos.

  • Maçã

Uma das frutas mais fáceis de encontrar no mercado, em qualquer época do ano, essa fruta além de ter um preço acessível, ajuda a controlar o diabetes, e também é fonte de diversas vitaminas para quem sofre com a doença . A maça tem mostrado ser eficaz no controle da glicemia e na redução do mau colesterol.

  • Soja

 A Soja é rica em proteínas, fibras e carboidratos, ótima para substituir a carne nas refeições. A soja ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Com baixo nível de açucar, ajuda na a controlar o diabetes.

  •  Cuidado com pães, bolos e doces

Os pães e carboidratos em geral costumam ter o famoso açúcar escondido e, por isso, quem precisa controlar  o índice glicêmico deve evitar esses alimentos.Sabemos que esse é o grande objetivo  controlar os índices de açúcar no sangue, sempre devemos ficar atentos aos rótulos das embalagens, lendo para verificar a quantidade de açúcar existente no produto, tais como: bebidas, alimentos industrializados, sobremesas, biscoitos recheados, massas entre outros. Pois com isso podemos saber realmente o que estamos consumindo para ter o diabetes controlado.

Mude seus hábitos

Como você pode ver, para controlar o diabetes é necessário uma mudança alimentar, e sempre optando por alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes.

como controlar o diabetes

Outra dica para quem sofre com a  doença, e quer conseguir a o controle da mesma, deve começar a ter o hábito  de fazer de cinco a seis vezes por dia, uma alimentação em pequenas quantidades, mantendo assim o metabolismo sempre ativo.

Procure incluir em sua alimentação, alimentos ricos em fibras, deixando de lado refrigerantes, sobremesas, biscoitos, bolos, fast foods, e principalmente os alimentos industrializados.

Controle também a ingestão de alimentos ricos em gordura do tipo saturada, trans e colesterol. E passe a comer em doses moderadas as carnes com excesso de gordura, embutidos e defumados.

Abandone o sedentarismo

É imprescindível, para controlar a glicemia, investir na prática de atividade física diária. Não adianta chegar em casa do trabalho e se jogar no sofá.

Lembre-se que se você for portador dessa doença, ela precisa ser controlada para não criar problemas mais sérios de saúde no futuro.

Toda a doença requer cuidado, e o diabetes muitas vezes é uma doença silenciosa, que o paciente não presta muito atenção. Porém, quando não cuidada, pode aumentar o risco de morte.

Comece já a fazer caminhadas leves para controlar o diabetes e esteja preparado para abandonar de vez a vida sedentária.

Sintomas da diabetes

  • Perda de peso repentina
  • Fome excessiva
  • Sensação de formigamento
  • Visão turva
  • Irritabilidade
  • Sede
  • Cansaço

Não perca tempo! Procure sempre cuidar da sua saúde para evitar problemas como diabetes. É possível sim controlar o diabetes e ter uma vida normal.

Conheça a Dieta Cetogênica!

Receba em seu e-mail, dicas fatais para emagrecer rapidamente....

Deixe seu comentário, é importante para nós

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.