REEDUCAÇÃO ALIMENTAR PARA A PERDA E CONTROLE DO PESO, SAIBA MAIS!

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR PARA A PERDA E CONTROLE DO PESO, SAIBA MAIS!

Reeducação Alimentar é uma das melhores aliadas para a perda e controle de peso. Se você quer perder uns quilinhos para ficar em forma para o verão, então saiba que estamos em uma das melhores épocas do ano para conseguir alcançar esse objetivo.

Confira neste artigo: reeducação alimentar para a perda e controle do peso, saiba mais!

reeducação alimentar

O que é reeducação alimentar?

Como o nome mesmo sugere, a reeducação alimentar nada mais é que reeducar a forma em que nos alimentamos cotidianamente.

Sabemos que muitas pessoas, talvez pela rotina corrida ou por outro fator, não se alimenta com todos os alimentos que existem na pirâmide alimentar.

O resultado é o consumo por baixo do esperado de vitaminas e outros elementos que nosso organismo necessita para funcionar corretamente. Outro ponto importante a ressaltar é que a má alimentação pode gerar o sobre peso e com isso outros problemas mais sérios como problemas cardiovasculares, pressão alta e etc.

Uma alimentação correta pode ajudar no futuro e prevenir muitas doenças, assim como controlar o peso ou até mesmo emagrecer.

Você já parou para pensar como tudo na vida é equilíbrio? Ter disciplina para alcançar determinados objetivos, paciência para lidar com as adversidades, e um equilíbrio entre mente e corpo para ter uma vida mais plena e saudável.

Na alimentação isso não é diferente. Todos nós gostamos de comer doces e coisas saborosas, mas sabemos que isso em excesso pode prejudicar nosso organismo e ainda fazer a gente ganhar peso.

Na reeducação alimentar, além de ser uma das melhores estratégias para emagrecer, aprendemos a equilibrar nossas escolhas, sem precisar deixar de lado algumas vontades de vez em quando.

Mas é possível emagrecer rápido com a reeducação alimentar?

Bem, para quem deseja usar reeducação alimentar para perda e controle de peso precisa ter em mente que ela emagrece sim, mas não de um dia para o outro, como é o caso de algumas dietas que prometem isso.

Ao seguir uma reeducação alimentar é preciso também levar em conta que cada organismo é de um jeito, alguns são mais acelerados e outros menos e tudo isso interfere na quantidade de peso que vai perder.

Por exemplo, de acordo com estimativas, em uma reeducação alimentar para perda e controle de peso, é possível perder até 4 quilos em uma semana (principalmente nas primeiras semanas).

É que depois a perda ocorre de maneira mais lenta, porém, o seu corpo continua mudando através da reeducação alimentar para perda e controle de peso, pois uma série de fatores precisam ser medidos, como gordura corporal, massa magra, quantidade de água no corpo, etc.

Não escolha qualquer dieta e nem a dieta das famosas

Ao escolher uma reeducação alimentar para perda e controle de peso, você vai ter a oportunidade de poder comer de forma mais saudável, sem abrir mão de outros componentes alimentares, como o carboidrato, por exemplo, que é considerado uma espécie de inimigo do emagrecimento.

Não cometa o erro de entrar em dietas da moda e feita por pessoas famosas. Essas dietas muito restritivas podem até trazer algum resultado nas primeiras duas semanas, mas depois o peso volta tudo de novo, porque não se consegue sustentar um cardápio tão restritivo por muito tempo.

Então, quando se para e volta a comer normalmente, é possível ganhar tudo de novo ou até mesmo engordar ainda mais, o que é terrível e desestimula ainda mais as pessoas.

Reeducação alimentar para perda e controle de peso é paciência

Isso mesmo! A reeducação alimentar, como o nome já sugere, consiste em ajudar o individuo a realizar uma mudança educacional na forma como ele lida com os alimentos.

Além de aprender sobre determinadas combinações, as pessoas que fazem reeducação alimentar acabam descobrindo novos sabores, e passam a gostar de alimentos que jamais imaginarem pensar em colocar na boca.

reeducação alimentar

Ao contrário de um regime que tem prazo para acabar, que geralmente é quando o indivíduo alcança a quantidade de peso que ele queria perder, ele pode voltar a se alimentar como antes. Porém, nenhum regime ensina a fazer esse controle do peso, e a pessoa acaba voltando a engordar tudo de novo.

Como começar uma reeducação alimentar de forma certa?   

Bem, aqui você está recebendo algumas dicas e tendo uma noção sobre como funciona o processo e sobre qual é o objetivo da reeducação alimentar.

Porém, a melhor maneira para começar esse processo é realizando uma consulta médica com a nutricionista para que ela possa fazer uma avaliação completa. Lembre-se que a profissional, pode analisar melhor seu organismo e como ele funciona, e a partir daí, traçar melhor uma dieta balanceada que te ajudará perder peso uma vez por todas.

reeducação alimentar

A partir da avaliação, ela poderá traçar um plano alimentar, montando um cardápio que combine com você e que também responda às suas necessidades.

Na avaliação, você poderá conhecer qual é o seu peso real, além de saber suas medidas, composição corporal, como massa magra e porcentagem de gordura. Isso é importante, porque o nosso peso que aparece nas balanças tradicionais são a composição de tudo isso, inclusive água.

O que interessa é saber qual é a sua porcentagem de gordura e de massa magra e, assim, iniciar a reeducação alimentar para perda e controle de peso.

Algumas pequenas dicas para uma reeducação alimentar para perda e controle de peso

  • Comece o café da manhã com uma fonte de proteína: ovos e bacon, por exemplo
  • Corte o açúcar branco das bebidas
  • Beba pelo menos dois litros de água por dia
  • Corte ou diminua o sal
  • Não compre mais alimentos industrializados
  • Diminua a quantidade de seus pratos nas primeiras semanas, sem precisar cortar nada do que costuma comer
  • Coma bastante fibra para que seu intestino funcione bem
  • Invista nos peixes e frango grelhado
  • Muito cuidado com os pães brancos e massas em geral
  • Escolha uma atividade física que você goste
  • Invista nos chás; a dica é tomar três a duas xícaras de chá de gengibre
  • Não beba refrigerante e nem bebidas alcoólicas

O que posso comer na reeducação alimentar para perda e controle de peso

  • Iogurte light ou zero
  • Aveia
  • Linhaça
  • Frutas em geral
  • Verduras em geral
  • Legumes e geral
  • Folhas verdes
  • Arroz integral (tente não ultrapassar três colheres)
  • Sopas de legumes
  • Caldos
  • Leite desnatado
  • Tapioca
  • Batata doce
  • Oleaginosas – castanhas do Pará ou de caju, amêndoas, avelãs ou nozes

Nunca mais vou comer pizza?

Talvez essa seja uma preocupação constante de quem quer iniciar uma reeducação alimentar para perda e controle de peso. Imaginar que nunca mais poderá ter uma vida normal, ir a uma pizzaria, num rodízio de carnes ou de massas, e comer doces e sobremesas.

Claro que não, não é bem assim que a reeducação alimentar para perda e controle de peso funciona.

O que acontece é o seguinte: enquanto você não saiu daquela zona de perigo em relação ao seu peso e ainda não atingiu o peso que deseja, se torna muito complicado ficar saindo da dieta, principalmente se isso ocorrer todo final de semana.

Por isso, a ideia é que você por um tempo precise abrir mão de determinadas gostosuras e vá incluindo-as aos poucos e sempre com muito controle.

Por exemplo: você já emagreceu bastante e está quase perto do seu peso. Tire um dia para fazer uma refeição de gala e coma as coisas que você goste, mas sem exageros, entende?

CLIQUE AQUI E CONHEÇA UMA RECEITA DE PIZZA SAUDÁVEL 

Nada ocorre sem esforço, e é isso que você precisa entender para conseguir ter sucesso na reeducação alimentar para perda e controle de peso.

Quando você menos esperar, poderá notar seu corpo mais leve e aquelas roupas que não serviam mais, entrando com facilidade. E aí vai se sentir muito mais animado para seguir adiante! Nem a pizza você vai querer mais, pelo menos nem tão cedo!

Viu como funciona a reeducação alimentar? A mesma não está relacionada com sacrifícios como passar fome, por exemplo. Trata-se apenas de uma alimentação completa e balanceada que além de te deixar mais preparado e imune, ajuda a perder peso.

Lembrando que o processo de perder peso deve ser combinado com qualquer tipo de exercícios físicos. Não precisa ir para uma academia, no entanto, sair para fazer caminhadas de mais de 30 minutos, pelo menos 2 vezes na semana já ajuda no processo.

Se você não é fá das atividades físicas, pode sair andar de bicicleta, ou até mesmo dançar com vídeos no Youtube. Nessa rede social existem muitos professores de academia com coreografias animadas que vai colocar seu esqueleto para mexer.

O ideal é sempre encontrar aquele exercício físico que para você seja mais cômodo. Seja ele andar de patins ou correr na praia. Esses foram nossos conselhos de reeducação alimentar que você pode seguir sem contra indicações.

Seja um exemplo, e use a reeducação alimentar para ter melhor qualidade de vida. Sua alimentação pode mudar muita coisa, desde seu corpo e mente!

Não deixe para começar na semana que vem, trace hoje mesmo suas metas e crie seu cardápio. Seu organismo e saúde agradecem!

Se você gostou das informações desse post, compartilhe agora mesmo com seus amigos. Curta também nossa Fanpage e Twitter.

** Não se esqueça de deixar seu comentário, pois ele é muito importante! Assim sempre estaremos criando um conteúdo relevante para você.

Receba em seu e-mail, dicas fatais para emagrecer rapidamente....

Deixe seu comentário, é importante para nós