POR QUE TENHO DIFICULDADE EM EMAGRECER?

POR QUE TENHO DIFICULDADE EM EMAGRECER?

É muito comum, apesar de ir a academia todos os dias e seguir a dieta à risca, muitas pessoas como você não conseguem emagrecer. E você se pergunta por que tenho dificuldade em emagrecer?

A dificuldade em emagrecer pode acabar com sua motivação, pode gerar uma frustração e até mesmo aumenta o risco de desenvolvimento de distúrbios psicológicos, como depressão, ansiedade ou transtorno alimentar.

dificuldade em emagrecer

                POR QUE TENHO DIFICULDADE EM EMAGRECER?

Por que é difícil emagrecer? Por que isso acontece? Você quer saber o porquê?

Neste artigo eu vou abordar oito fatores que podem ser levados em conta quando se tenta perder peso de forma saudável e não se consegue.

Existem várias razões que podem explicar, em conjunto ou separadamente, as possíveis falhas ou problemas ao tentar emagrecer, mesmo seguindo uma dieta saudável e mantendo as ‘tentações’ à distância.

Abaixo estão oito determinantes que podem causar esta situação, mas aqueles que tentam perder peso devem procurar aconselhamento médico e ter a ajuda profissional de um nutricionista para identificar as causas individuais que limitam a perda de peso de maneira mais detalhada.

Será culpa do metabolismo?

Muitas mulheres e homens dizem…eu tenho um metabolismo lento e por causa disso tenho dificuldade em emagrecer. Os processos metabólicos que ocorrem no organismo após a ingestão de alimentos são tão complexas que não se pode falar apenas de “metabolismo”.

Existe algumas enzimas no corpo que funcionam como um centro de controle da obesidade. Essas enzimas atuam no fígado, regulando o metabolismo da glicose e promove a mobilização das gorduras convertendo-a em energia.

Elas controlam a secreção de insulina no pâncreas (que favorece o metabolismo da glicose). Quando há um desequilíbrio na produção dessas enzimas a pessoa passa a ter dificuldade em emagrecer, e a culpa não é do metabolismo.

Se você está comendo certo, se exercitando e está tendo dificuldade em emagrecer, o ideal é você procurar ajuda de um endocrinologista. Esse médico vai te passar os exames necessários para descobrir o que pode esta alterado no seu organismo.

Você come nos horários certos?

Segundo Marta Garaulet, Doutora em Farmácia e conhecimento especializado em nutrigenômica (ação dos nutrientes sobre os genes) e obesidade deu uma entrevista à comunidade cientifica.

Nessa entrevista ela explicou que a falta de um padrão de horários regulares das refeições pode sim promover a obesidade e a dificuldade em emagrecer. Segundo a doutora, todos nós temos um relógio biológico que em certa medida, marca o efeito dos alimentos sobre o organismo.dificuldade em emagrecer

Segundo ela o tecido adiposo (onde se concentra a gordura) também tem um relógio interno, assim comer em determinados momentos pode resultar em aumento da acumulação de gordura.

A dificuldade em emagrecer, pode estar por exemplo, no hábito de comer carboidratos a noite isso pode alterar a produção de hormônios e enzimas, o que pode afetar o metabolismo dos nutrientes (gorduras, proteínas, açúcares)

Idade e sexo e sua relação com a perda de peso

O que se sabe é que o impacto da obesidade sobre a saúde parece ser diferente de acordo com o sexo. Uma pesquisa recente mostrou que as mulheres com obesidade abdominal têm um maior risco de morrer de doenças cardíacas ou câncer, independentemente do seu peso.

De acordo com a Sociedade para o Estudo da Obesidade na população adulta, estima-se que a prevalência da obesidade entre 25 e 60 anos está 15,5%, com uma prevalência mais elevada em mulheres (17%) do que os homens (13% ).

Esses dados nos obrigam a pensar na necessidade de alimentos biológicos para se adaptar às características individuais de idade e sexo, como uma ferramenta essencial para a perda de peso e para a promoção da boa saúde e prevenção de certas doenças.

Será que sigo realmente uma dieta saudável?

A cada dia surge um tipo diferente de dieta e muitas delas são restritivas demais. Mas é importante ter em mente que nem toda dieta é saudável. Dietas que restringem alguns nutrientes podem causa alterações no metabolismo, criando uma dificuldade em emagrecer.  De forma que depois que você para a dieta, você engorda tudo de novo e depois não consegue mais perder esse peso.dificuldade em emagrecer

Com certeza você já ouviu pessoas que falaram ….nossa fiz a dieta tal e perdi 10 quilos, agora parei e engordei 12 quilos e já fiz de tudo e tenho dificuldade em emagrecer. E essas pessoas se perguntam por que é tão difícil emagrecer?

Nestes casos a dificuldade em emagrecer é uma alteração metabólica que foi gerada quando ela fazia uma dieta restritiva.

Então, às vezes os seus hábitos alimentares não são tão saudáveis quanto você pensa. Há maneiras de fazer escolhas alimentares de maneira correta pela reeducação alimentar.

Tente detectar quais os pontos fracos da sua dieta isso é o primeiro passo para a conscientização e o início da mudança para melhores hábitos alimentares e para uma vida mais saudável.

Diga me com quem você come

 Você sabia que a dificuldade em emagrecer pode estar relacionada com quem você come?dificuldade em emagrecer

Estudos já comprovaram que a ausência ou a presença de uma companhia na hora de comer pode influenciar de forma decisiva na escolha dos alimentos e na quantidade com que você come.

Algumas pessoas quando estão acompanhadas tende a comer   alimentos mais calóricos e em maior quantidade, apesar de saber as consequências da escolha alimentar exageradas ou descompensada.

 Da mesma forma, existem pessoas que se comerem sozinhas também resulta em escolhas alimentares pobres em nutrientes e ricas em calorias vazias.

Então  se você tem dificuldade em emagrecer, a partir de hoje comece a observar o seu comportamento alimentar quando você está se alimentando acompanhada e sozinha e anote o que você observou e comece a mudar esse padrão.

Intolerâncias alimentares e a dificuldade de emagrecer

Ter uma intolerância alimentar não é a causa da obesidade ou excesso de peso, embora esse transtorno pode explicar alguns sintomas desconfortáveis, como inchaço abdominal e sentindo-se um volume de corpo que não corresponde à natureza normal do seu corpo.

Isso porque a intolerância alimentar produz histaminas que incham o corpo te dando a falsa ideia de que você está gorda. Quando a intolerância é tratada uma alta porcentagem de pessoas conseguem reduzir o peso por diminuição do inchaço e da retenção liquida que a intolerância estava causando.

Mas o mais complicado é descobrir realmente se você tem uma intolerância alimentar e descobrir qual alimento que está causando o desconforto.

Se você  está com dificuldade em emagrecer e desconfia que você sofre de alguma intolerância alimentar comece a observar e a anotar o que você come e como se sente depois.

Por exemplo: Pessoas que tem uma certa intolerância ao glúten, quando comem um pão ou um pequeno pedaço de bolo, começa a sentir a barriga inchada, pontadas na barriga, diarreia. Então o que ela deve fazer?

Um dia ela deve comer pão, bolo e anotar como se sente, depois fica 3 dias sem comer nada que tem trigo e vê como se sente. Se nos três dias você não sentiu nada, provavelmente a pessoa tem uma certa intolerância ao glúten.

Fazendo essa observação você pode procurar um médico para fazer o teste de intolerância. Aí o mais importante é descobrir o alimento que está causando a intolerância.

Mesmo pessoas que seguem uma dieta de baixa caloria e come alimentos magros com baixo teor de gordura, como frango, peixe, carne magra ou produtos lácteos desnatados, pode desenvolver intolerância alimentar a alguns desses alimentos e ter dificuldade de emagrecer.

Isso explica o fato da pessoa seguir uma dieta e não consegue perder peso. Essa intolerância alimentar está limitando o sucesso da dieta, mesmo ela sendo equilibrada. Depois de identificar o alimento problemático o nutricionista deverá se pautar em uma dieta de exclusão desse alimento, o que melhoraria os sintomas e reduziria o volume e peso do corpo.

Dificuldade de emagrecer depois que para de praticar esporte

Algumas pessoas têm praticado anos e anos algum tipo de esporte com alta intensidade e quando por algum motivo para de fazer elas e descobrem que, ao reduzir a demanda, têm alguma dificuldade em emagrecer.

dificuldade em emagrecer

Antes de procurar explicações sobre uma mudança no metabolismo ou mudança hormonal, a pessoa deve refletir sobre os hábitos alimentares que se seguem.

 É bastante comum encontrar pessoas que, devido às altas exigências físicas do passado tenham adquirido maus hábitos na alimentação (doces açucarados ou alimentos açucarados, mais gordura, muita proteína, jantares copiosos, bebidas energéticas em excesso e suplementos alimentares).

Como a energia custa muito menos do que anos e anos de treinamento ou competição, um desequilíbrio energético que favorece o ganho de peso pode ocorrer quando a pessoa para de ter aquele estilo de vida.

Se você tem algum problema de saúde o mais aconselhável é você procurar um nutricionista ou um nutrólogo para que ele possa te passar um plano alimentar mais adequado para o seu estado de saúde.

Se você gostou das informações desse post, compartilhe agora mesmo com seus amigos. Curta também nossa FanpageTwitter.

** Não se esqueça de deixar seu comentário, pois ele é muito importante! Assim sempre estaremos criando um conteúdo relevante para você.

dificuldade em emagrecer

 

Receba em seu e-mail, dicas fatais para emagrecer rapidamente....

Deixe seu comentário, é importante para nós