DIET, LIGHT e ZERO SÃO DIFERENTES?

DIET, LIGHT e ZERO SÃO DIFERENTES?

Quando você vai ao supermercado ou outro estabelecimento e olha para as prateleiras, cheias de novidades que traz várias nomenclaturas onde vira e mexe lhe deixa com dúvidas Há mais ou menos 30 anos atrás lançaram produtos chamados de diet, light e zero. Basta ver os refrigerantes, sucos, sorvetes e muitos outros alimentos com essas inscrições acima, mas lhe pergunto: Diet, Light e Zero são diferentes? No caso de emagrecimento o que escolher? O que é mais indicado para uma pessoa diabética? Você sabe que o produto Light pode conter açúcar?  Então é sobre isso que vamos falar hoje.

O que é DIET

A fórmula do alimento DIET é modificada, tendo isenção de determinados nutrientes como: açúcar, sal, glúten, gordura e outros, para atender a um universo de consumidores específicos com doenças metabólicas, os quais são diabéticos, portadores de alto teor de colesterol, celíacos e outros.

O que é LIGHT

O alimento LIGHT tem que apresentar uma redução mínima de 25% de calorias ou de qualquer nutriente (açúcar,gordura,sal…) comparado ao produto original ou convencional. Vou dar um exemplo : Um pão considerado light, ele pode ter seu teor reduzido de gordura, mas com o mesmo valor de calorias no produto, veja que a redução foi só no nutriente. Entendeu?

O que é ZERO

Como já escrevi acima, você esta notando que a nomenclatura utilizada nas embalagens, indica que o produto apresenta isenção ou alteração no percentual de algum nutriente comparado a versão convencional. O termo ZERO foi o último a ser empregado nas embalagens de alimentos, então o alimento ZERO tem que ter restrição ou isenção de ALGUM nutriente comparado ao seu produto usual ou tradicional. Vou dar um exemplo: Refrigerantes ou Sucos Zero, são isentos de açúcar, por isso ele apresenta o valor calórico reduzido comparado com o original. IMPORTANTE: O alimento ZERO necessariamente NÃO tem que ser isento de açúcar.

ATENÇÃO : Os termos zero e diet também se confundem, mas interpretando a legislação o termo diet refere-se a um alimento original e o termo zero refere-se ao alimento original com a versão modificada sem indicação específica a uma determinada doença.

Banner728x90

Indicação e Comparação

  • DIET – Isenção de açúcar e/ou proteína, e/ou gorduras – Indicado para portadores de doenças metabólicas como diabetes.  ATENÇÃO: Os alimentos diet podem ter valor calórico maior que aqueles que contêm açúcar, por isso nem sempre são úteis no emagrecimento ou perda de peso.
  • LIGHT – Redução de calorias ou açúcares ou gorduras ou sódio ou outro nutriente em relação ao produto original – Indicado para pessoas que buscam o bem-estar e a prevenção de uma vida saudável, com a redução de açúcar, gordura e sal. na alimentação. ATENÇÃO: Nem todo alimento light é próprio para perda de peso. A redução calórica em certos alimentos é mínima..
  • ZERO – Isenção de açúcar com redução de calorias ou isenção de nutrientes em relação ao produto original – De uma forma geral as indicações são semelhantes ao do alimento light.    ATENÇÃO: Quando o alimento é zero por isenção de açúcares também pode ser consumido por portadores de diabetes.

Avisos Importantes

  • Lembre-se de que o consumo exagerado de um alimento light pode resultar na ingestão de uma quantidade igual ou até superior de calorias de um alimento não light.
  • As pessoas frequentemente confundem alimento diet com alimentos de poucas calorias, não necessariamente é dessa forma.
  • Um alimento com isenção no teor de açúcar pode conter maior teor de gorduras e apresentar um número de calorias igual ou maior que o convencional, como acontece  com os CHOCOLATES DIET.

Espero que você tenha gostado, deixe seu comentário ou pergunta abaixo e curta nossa página no FACEBOOK.

Receba em seu e-mail, dicas fatais para emagrecer rapidamente....

Deixe seu comentário, é importante para nós