CHÁ VERDE

CHÁ VERDE

O chá verde (Camellia sinensis) está muito cogitado na atualidade quando se fala em emagrecimento. Mas emagrece mesmo? Sim, ele auxilia no emagrecimento, pois ele contém um flavonóide chamado catequina que ajuda na redução da glicose no sangue e na redução de lipídios no organismo e tem outras substâncias que estimulam diversas enzimas que controlam o metabolismo das gorduras, inclusive incentivando a quebra delas. E essa quebra faz com que elas sejam melhor usadas pelo nosso organismo, aumenta a queima de calorias, previne o depósito de gorduras no organismo e regula o peso corporal.

Benefícios

Além do descrito acima, o chá verde também é uma excelente opção para quem deseja energia, concentração e criatividade sem ter que recorrer ao café, pois ele é rico em cafeína. Mas segundo os especialistas o ideal é não ultrapassar quatro xícaras ou 600 ml por dia, o abuso do consumo,pode provocar insônia, ansiedade, irritabilidade e outros efeitos colaterais, devido a concentração de cafeína.

imagem ilustrativa

imagem ilustrativa

  • o chá verde, ajuda a desintoxicar o organismo e desinchar, eliminando a retenção de líquidos;
  • saciedade, o consumo do chá verde nas doses recomendadas reduz seu apetite;
  • é rico em antioxidantes, atuando contra o envelhecimento precoce e combatendo as rugas;
  • acelera o metabolismo, o chá verde é conhecido por seu efeito termogênico, ou seja faz com que o organismo queime mais energia, evitando que a gordura se acumule;
  • combate o colesterol, estudos mostram a sua ação na redução do colesterol RUIM (LDL);
  • melhora o humor, o chá verde tem um aminoácido chamado   L-Teanina, que quando é liberado em nosso corpo, vai para o cérebro e aumenta a produção de dopamina e serotonina, são neurotransmissores responsáveis pela regulação do sono, humor, ansiedade, etc.
  • protege nossa cognição, não é 100% comprovado, mas alguns estudos mostram que o chá verde diminui a incidência de doenças como alguns tipos de demência, declínios da mente (Alzheimer).

Precauções

  • Por conta da cafeína as pessoas portadoras de gastrite e insônia devem consumir com moderação e nunca durante a noite, para que não atrapalhe o seu descanso noturno. Pacientes que são portadores de problemas de tireoide, vasculares ou ainda pessoas hipertensas, devem ficar atentas ao consumo.
  • Portadores de hipertensão, doenças cardíacas, problemas vasculares, tireoide e grávidas devem evitar o consumo do chá verde.

Preparo

O chá verde, para ter seus benefícios aproveitados, deve ser preparado corretamente. Ao contrário dos chás tradicionais, ele exige um preparo específico para não perder seus nutrientes.

Para cada xícara de 240ml usa-se 2 colheres de chá de folha, no caso de você querer 1 litro de chá verde usará 2 colheres de sopa.

  1. Coloque a água para aquecer sem deixar ferver, quando começar a surgir as primeiras bolhas no fundo da vasilha, desligue o fogo;
  2. Adicione as folhas de chá verde na água quente em torno de 3 minutos, não mais que isso;
  3. Coe o chá e estará pronto para beber.

Caso você não suporte o gosto amargo, poderá adicionar mel para adoçá-lo ou também poderá no preparo reduzir a quantidade de colheres de folha pela metade, ou seja, coloque somente uma e vai tomando dessa forma até se acostumar com o sabor amargo, quando isso acontecer, você volta a preparar o chá de acordo com a receita acima. NUNCA USE ADOÇANTE.

Receba em seu e-mail, dicas fatais para emagrecer rapidamente....

Deixe seu comentário, é importante para nós